segunda-feira, 16 de julho de 2012

O afeto na aprendizagem

                                                              Amanda e José Vitor
Ao ler o livro Educação para a Paz, baseado nas vivências  da Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirantes em Guaporé - RS pude constatar mais uma vez a importância de revermos as nossas relações na escola: professor-aluno, aluno-aluno, professor-professor, em que bases estão assentadas e como o respeito baseado no feto é fundamental. Como aprender em um local em que ninguém se sente feliz, seguro, tranquilo? Vejamos o pensamento de Restrepo:
 Sem duvida alguma o cérebro necessita de abraço para o seu desenvolvimento, e as mais importantes estruturas cognitivas dependem deste alimento afetivo para alcançar um adequado nível de competência. Não devemos esquecer, como assinalou a vários anos Leontiev, que o cérebro é um autêntico orgão social, necessitado  de estimulos ambientais para o seu desenvolviemtbo. Sem matriz afetiva, o cérebro não pode alcançar seus mais altos picos na aventura do conhecimento.
Vejamos como um simples abraço pode ser tão valioso para nós e não é o simples abraçar, mas sim  o sentimento que esta envolvido, é este sentimento que chega não somente ao cérebro mas ao coração despertando os mais nobres sentimento que todos trazemos em nós. Portanto professora vamos  envolver nossos educando não somente em nossos braços mas em nossos corações.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário