sábado, 11 de agosto de 2012

A criança e o Prazer de Ler, Ouvir e Contar histórias






Contar histórias é fato antigo e indispensável a vida; e para o educador um elemento de educação.
Na atualidade temos diversos recursos para enriquecer a história, mas nada substitui a voz viva do contador de histórias, a qual transmitirá toda a emoção dos personagens que encantarão os ouvidos e o coração de quem estiver escutando.
Para que possamos nos utilizar deste maravilhoso recurso, em primeiro lugar é a escolha da história, nos apaixonarmos por ela, e após lermos e relermos, nos prepararmos para este momento mágico, ou seja, nos preparmos tanto fisicamente quanto psiquicamente, uma vez que contar histórias é um ato de entrega intensa, emocional, mental, intelectual e espiritual..
Podemos nos utilizar de fantoches, de livros, ou apenas contando, tendo como recurso a voz e o coração.
A voz, o corpo, os gestos devem estar em consonância com o enredo da história, buscando envolver os ouvintes a cada momento.
O que eu mais gosto é olhar no rostinho de cada criança enquanto conto uma história, perceber a expressão de espanto, as vezes de medo, de alegria, de admiração, enquanto escutam. Também gosto muito de hitórias interativas, quando o ouvinte participa.
 Olhem o sorriso das crianças no momento em que ouvem a história Menina Bonita do Laço de Fita, contada por mim e pela menina Vitória, na Evangelização da Sociedade Espirita Terezinha de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário