segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Brincando de boneca, brincando de Mamãe e Filha






A boneca é um dos brinquedos mais antigos e populares de todo o mundo e sempre fez parte do imaginário das meninas. No passado as bonecas eram feitas de diversos materiais: bonecas de louça,  de pano, de madeira e na nossa região: de pano,  sabugo de milho e palha de milho, principalmente no interior onde as crianças faziam seus próprios brinquedos e criavam diversas situações onde a imaginação corria solta. Hoje as bonecas praticamente brincam sozinhas e as meninas ficam mais observando: elas dançam, falam, choram, dormem, caminham, mamam e muito mais...propiciando muito pouco na questão de interação entre a criança e o brinquedo. A Barbie é outro tipo de boneca que representa uma jovem e tenho observados as meninas apenas brincando de trocar as roupas das mesmas, tiram uma e colocam outra, sem maiores criações.
Na atualidade onde as crianças tem sido bombardeadas com diversos tipos de imagens apelando para o consumismo e o amadurecimento precoce, temos que estar mais atentos aos brinquedos e jogos que oferecemos as crianças, para que elas possam viver a sua fase de fantasias, de encantamento, de criatividade, onde suas emoções, seus conflitos são naturalmente trabalhados na hora de brincar. Os brinquedos simples e adequados a idade, são os melhores para as nossas crianças.
A boneca é um excelente brinquedo, principalmente as de pano, por favorecer o desenvolvimento da afetividade, da relação mãe e filha, da interação criança-criança e criança-objeto. A boneca  pode ser feita pela educadora e até pela própria criança com pequeno retalhos de pano.
Como sugestão fazer uma oficina de bonecas e convidar as mães que quizerem ajudar na confecção junto com os filhos, com certeza todos vão gostar. Já fiz esta experiência e foi muito boa.




 Na semana passada oportunizei uma tarde onde as meninas deram banho em suas bonecas, os meninos ajudaram, depois elas secaram, vestiram e as colocaram para dormir nas almofadas. Foi muito agradavel e no final representaram com um desenho com tinta guache toda a brincadeira.
 Brinquedos e brincadeiras tão simples, mas  que sempre encantam o universos infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário