sábado, 25 de agosto de 2012

O Espaço na Educação Infantil

A exploração e a organização do espaço na educação infantil é importantissimo para o bom desenvolvimento da criança, promovendo  interações, convidando ao uso de diversos materiais e criando uma atmosfera participativa. Não podemos ficar restringidos apenas ao ambiente da sala de aula, mas também,  aprender a desfrutar da escola e do entorno, possibilitando novas experiências e sensações, onde ela seja agente do seu conhecimento.
Sabemos que nem sempre é possivel, por não termos um espaço adequado, no entanto há de se buscar outros recursos e irmos aos poucos concientizando as pessoas responsáveis pelas contruções e organizações de escolas infantis, que a criança necessita ter espaço adequado ao seu desenvolvimento para a sua aprendizagem, ter seus trabalhos expostos, pois isso valoriza as competências, os direitos e os deveres de seus protagonistas, principalmente nos dias atuais onde as crianças estão cada vez mais presas em ambientes fechados, mantendo-se por muito tempo sentadas em frente a televisão, ou computador.
O pátio da escola pode se transformar em ateliê de artes plásticas, roda de histórias, brincadeiras de roda, jogos e porque não até um circo com varias atividades que envolvem o movimento do corpo?
Porém temos sempre que observar a segurança, previnindo situações de perigo na escolha do local e dos materiais utilizados.
 Mas o espaço para as crianças não se restrige ao espaço fisico: é um espaço de vida, com tudo aquilo que dele participa. É fundamental que todos se sintam acolhidos, seguros, respeitados e acima de tudo amados. ( Livro Oficinas de Sonho e Realidade, para quem deseja conhecer mais sobre Ed.Infantil)



Nenhum comentário:

Postar um comentário