terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semana da Pátria

                                    Trabalhando com materiais naturais escolhidos pelas crianças
                                   Trabalhando com materiais recicláveis trazidos pelas crianças
                                         Parte do resultado do trabalho com material reciclável
Se aproxima a data em que comemoramos a nossa Pátria. Para os nossos pequenos o que isso significa? Esta foi a minha preocupação, tornar este assunto significativo para as crianças.
Parti do principio, saber o que eles entendiam por Pátria, a seguir como surgiu o mundo, as pessoas, os animais, as plantas, após como estamos cuidado com o nosso mundo, como estamos cuidando um do outro. Ouvindo as crianças, conversando, ouvi a seguinte resposta de um dos meninos:  "Quem criou o mundo foi a politica. "  É para se pensar: que mundo estamos vivendo e que mundo queremos viver.
Após o diálogo, contei uma história: Bolinhas de sabão, onde um menino estava muito preocupado com as plantinhas, os animais e o cuidado com as crianças e resolveu conversar com Deus através de bolinhas de sabão e descobre no final que isso não é necessário, basta a oração com o coração.
Com esta história estamos trabalhando como é a nossa Pátria ou seja, nossa cidade, nosso bairro, nossa família e como queremos que ela venha a ser e como podemos colaborar.
Através de materiais encontrados na natureza e materiais recicláveis estamos construindo com as crianças como todos nós podemos colaborar um com o outro e o cuidado com o nosso meio ambiente.
O painel ainda esta em processo de construção.Mas fica aqui a sugestão: A Patria somos nós que nas pequenas ações vamos construindo, e esta construção inicia-se na infância, nas relações familiares, nas relações escolares e nas relações de amizade. Deus criou um mundo maravilhoso para todos, a nossa responsabilidade é cuidar, amar e progredir sempre. 
Irei postar quando o painel estiver pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário