segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tradições do Rio Grande do Sul


                                       Abertura sa Semana Farropilha com almoço campeiro.

A Escola Dr. Silveira Neto esta desenvolvendo o Projeto Riquezas do Rio Grande do Sul na Semana Farroupilha.
Aproveitamos para trabalharmos com as crianças algumas da nossas riquezas, que fica como sugestão:
a dança , a música, as brincadeiras, a comida campeira e principalmente a amizade, que é a nossa maior riqueza.
Estamos trabalhando de uma forma que as crianças conheçam, aprendam e desenvolvam amor por sua terra e sua cultura, pois somente respeitamos o que aprendemos a amar.
O Projeto esta sendo desenvolvido da seguinte forma: trazendo a música para a sala de aula para ouvir, cantar e dançar, assistindo a videos das danças, aprendendo a dançar a Dança do Pezinho e do caranguejo.
A boa música, a dança, envolve o corpo, os sentimentos, a alegria, desenvolve a harmonia, a sensibilidade, o relacionamento, a amizade, a atenção, enfim todo o ser:  o corpo e a alma. A música age no sistema nervoso, por isso o cuidado que temos que ter na escolha das musicas que trabalhamos com as crianças em sala de aula, não só pela mensagem, mas também devido ao ritmo.
  Também tivemos a oportunidade de levar as crianças na escola para ver O João Cunha fazendo uma gostosa comida que mais tarde foi saboreada por todos os alunos. Vamos ainda trabalhar a nossa bebida: o Chimarrão, através da Lenda do Chimarrão e depois faremos uma lembrancinha: pacotinhos de papel pintados e com erva colada que se tornarão pequenos pacotes de erva, os quais as crianças levarão para casa. Encerraremos a Semana com uma roda de chimarrão e um passeio ao CTG para assitir as invernadas se apresentarem.
"Mas não basta para ser livre, ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude, acaba por ser escravo." ( Trecho do Hino do Rio Grande do Sul ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário