domingo, 21 de outubro de 2012

Exclusão e Bullying

Desde a educação infantil é possivel perceber situações em que crianças são discriminadas pela sua condição social, pela forma fisica, pela raça e pelas dificuldades de aprendizagens. Não há como ingnorar que isso ocorra com nossos pequenos, pois infelizmente devido a vários fatores isto vem acontecendo e há muito tempo, antes mesmo  das palavras Exclusão e Bullying estarem em destaque.
Nós educadores temos mais um desafio neste laboratório de aprendizagem que é a sala de aula, porém é necessário da nossa parte estarmos atentos e desenvolvermos um olhar a estas questões e a sensibilidade de saber como intervir de forma que todos cresçam. Uma maneira maravilhosa, instrumento precioso que temos em mãos são as HISTÓRIAS, que levam a mensagem de uma forma lúdica, descontraida, alegre e emocionante, direto aos sentimentos das crianças e é visivel a mudança que com o tempo vai ocorrendo nas relações das mesmas e a certeza de que se refletirá na sua vida adulta.
O livro Você é Especial de Max Lucado é ótimo  para se trabalhar com as crianças de todas as idades e também para o educador repensar nas gratificações. Fica como sugestão contar esta história para as crianças. Podemos utilizar fantoches, ou contar usando adesivos de estrelinhas e bolinhas ou simplesmente contar, com certeza dará para fazer um belo Projeto sobre O Respeito as Diferenças.
O livro pode ser baixado no  Google ou no You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário