quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ser criança


                                                  Uma tarde brincando com tinta caseira
                                                          Brincando no parquinho
                                     
Na infância tudo se torna muito simples, alegre, a vida tem  um colorido diferente e uma magia em cada gesto e em cada brincadeira.
"A criança tem sempre uma inesgotável curiosidade de tudo e mantém invariavelmente olhos e ouvidos abertos para novas aprendizagens." (Souza, Dalva. O Caminhos do Amor)
Fico encantada com a forma que a criança reage diante de um conto, de uma brincadeira e a facilidade para elogiar, abraçar e acima de tudo perdoar. Não me canso de observar o olhar de minhas crianças: doce, puro, ingênuo, um olhar de confiança, de ternura, assim como de um momento para o outro muda transbordando o que estão sentindo: alegria ou tristeza.
A criança esta em uma fase de grande sensibilidade e onde é muito suscetivel a tudo que a rodeia, por isso temos que observar a educação que elas estão recebendo, sem deixarmos de lembrar que a educação ocorre em todos os lugares em que a criança se encontra: família, comunidade e escola.
Precisamos ter o cuidado para que esta fase, que é a base de todo o desenvolvimento humano, possa ser vivenciada de forma sadia, pois infâncias estão sendo encurtadas através de diversos fatores e uma delas é a mídia que tem lançado um modelo de mini adulto: pelas roupas inadequadas, maquiagens, calçados de salto para as meninas e determinados brinquedos que estão longe de desenvolver a criatividade, mantendo a criança como um mero espectador. Valem-se de programas, de comerciais que provocam na criança o desejo de ter, passando a serem grandes consumistas através dos pais, tirando o verdadeiro sentido da infância: ser criança. Pais e educadores precisam estar atentos para que nossas crianças possam ter uma verdadeira infâcia, precisamos apenas ter tempo, amor e olhos para ver.

                                  "De novo a estrela brilhará, mostrando
                                   o perdido caminho da perdida inocência.
                                   E eu irei pequenino, irei luminoso
                                   Conversando anjos que ninguém conversa."
                                                                            (Carlos Drummond de Andrade)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário