quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra

                                             Recortando figuras de pessoas de diferentes raças
                                        Colando as figuras no painel pintado pelas crianças
                                                           Hora de Brincar  




                                     
                                    Aprendendo as diferenças e igualdades da Menina e do Menino

Determinadas datas como o Dia da Conciência Negra é um momento para ampliarmos o horizonte de nossas crianças, procurando destacar a individualidade de cada um, as potencialidades, as qualidades, as dificuldades que todos nós temos e a beleza de sermos diferentes na maneira de ser.
Levarmos as crianças a perceberem que as diferenças estão presente em tudo nas nossas vidas e que é nas diferenças que aprendemos e crescemos, pois de acordo com Freire "somos seres inacabados", que ao longo de nossa existencia estamos sempre aprendendo uns com os outros, infinitamente.
Para desenvolver este projeto parti da origem do nome de cada criança, depois falamos sobre as famílias deles como são constituidas, os costumes, a nossa cultura e para isso usei da história A Tartaruguinha e a Galinha afetuosa, da mesma forma aprendemos  a dança do Maçanico e o Poema: Tombos.
A história Bom dia todas as cores, O menino branco e o cabelo de Lelê foram as bases para discutirmos as diversidades das raças, a beleza de cada uma e o respeito ao diferenças.
Para trabalharmos altura, peso, e outras caracteristicas fisicas a histórinha Belinda a Bailarina foi excelente.
Brincamos com jogos e diversas atividades que envolveram o corpo, os sentidos, mas acima de tudo os sentimentos e a emoção. As fotos acima são de algumas das atividades realizadas.
 As crianças  usaram tinta guache, massa de modelar, recortaram, colaram, desenharam, pintaram, dançaram, declamaram e brincaram muito.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário