sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Alfabetização: Uma brincadeira









A Educação Infantil tem por objetivo colaborar na base do desenvolvimento da criança com atividades e brincadeiras que tragam alegria e prazer no aprender.  Para isso o olhar do educador deve estar atento a tudo o que envolve o mundo da criança. Sem pular etapas pois segundo a letra de uma música: "o mundo da criança é encantado."  e tudo tem o seu momento e quem nos diz o momento é a própria criança.
 Nestas tarde de muito calor a proposta foi trabalharmos no chão  de forma descontraída construindo palavras a partir de imagens com o alfabeto móvel, em um clima de brincadeira, sem cobranças se esta certo ou errado. Observemos o sorriso de um dos meninos na última foto. Cada um tendo  o seu nível de desenvolvimento respeitado e ao mesmo tempo interagindo com o outro.
A aprendizagem se dá de forma espontânea. Eles escreveram a palavra como compreendem a escrita, depois realizamos um diálogo em cada grupo sobre o som das letras e a escrita da palavra e posteriormente eles passaram para o caderno de desenho, todo este processo que foi, ainda  no chão.
Acredito que a metodologia da Educação Infantil deve ser mais pesquisada, valorizada e analisada para quem sabe fazer uma  adaptação ao ensino dos  Anos iniciais, pois infelizmente temos percebido que com o passar dos anos muitas mudanças ocorrem de forma nem sempre satisfatória, fazendo com que muitas crianças percam o prazer em aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário